Palestras

Eng. Mec. PAULO HENRIQUE MANOEL: Eng. Mecânico pela Universidade Paulista. Pós-graduação em Comunicação e Marketing pela FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Gerente de Vendas das áreas Condition Monitoring e Sistemas de Lubrificação Centralizada da SKF do Brasil, empresa Sueca de Rolamentos a mais de 100 anos no mercado Brasileiro, com foco em Gestão de Ativos e em Produtos e Serviço para a Industria, Monitoramento de Vibração On-line e Off-line, Sistema de Análise de Motores Elétricos, Sistemas de Alinhamento a Laser e Sistemas de Lubrificação Centralizada.

* RESUMO DA PALESTRA: A palestra que será apresentada é com foco na evolução e futuro da Manutenção Mecânica, com conceito de alto diagnostico e visão da fábrica do futuro com informação de Big-Data e Gestão de Ativos. O mercado de manutenção em plena transformação com metodologia novas e custo baixo, a SKF busca com suas novas práticas de negócios e serviços de engenharia de manutenção e com produtos focado para esse mercado, O conhecimento da Engenharia Embarcado em métodos e modelos para buscar a melhor eficiência em tomada de decisão em ativos rotativos da indústria.

Eng. Mec. EDUARDO MARQUES BRAGA RIBEIRO - http://lattes.cnpq.br/3850086529515438: Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Pós-Graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Engenheiro da Área Técnica e de Vendas - PTI - Power Transmission Industries do Brasil S.A., fabricante de redutores e acoplamentos do segmento de mineração, siderurgia dentre outros. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Máquinas, Motores e Equipamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: torque, engenharia aplicada, transmissão de potência, redutores de velocidade e aplicação industrial.


* RESUMO DA PALESTRA
: A palestra apresenta uma evolução da Engenharia Aplicada em redutores de velocidade e a sua aplicação na indústria de transformação. Será apresentado a definição sobre torque, transmissão de potência, fator de serviço mecânico e considerações sobre dissipação térmica. Serão correlacionas as aplicações diretas das disciplinas de Engenharia Mecânica num redutor de velocidade tais como, elementos de máquinas, resistência dos materiais, tratamento térmico, manutenção mecânica, lubrificação (tribologia), transferência de calor e o histórico da evolução dessas tecnologias e processos aplicados nestes produtos. Serão apresentados os tipos e derivações de modelos de redutores para as mais diversas aplicações e ferramentas para a seleção de redutores de velocidade. Também serão apresentadas as novas tendências de tecnologia para estes equipamentos.

Eng. Mec. ADEMYR GONÇALVES DE OLIVEIRA (D.Sc.) - http://lattes.cnpq.br/2412022804587452: Possui graduação em Engenharia Mecânica, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). É professor da Universidade Federal de Goiás e atualmente é Vice-Diretor da EMC – Escola de Eng. Elétrica, Mecânica e Computação da UFG. Tem experiência na área de Projetos de Mecânicos, com ênfase em Dinâmica da Rotação, Vibrações e Acústica. Atualmente atua nos seguintes temas: segurança veicular, acústica e projeto de sistemas mecânicos.

* RESUMO DA PALESTRA: A palestra apresenta uma comparação entre as principais metodologias e filosofia de ensino aplicadas à formação de engenheiros no Continente Europeu. Logo após à formação da Comunidade Econômica Europeia houve a necessidade da padronização mínima da formação profissional das diversas áreas do saber, já que esses profissionais poderiam atuar livremente em qualquer país do bloco econômico. Verificou-se então o confronto das quatro principais correntes que norteiam a organização do ensino superior, em especial aplicados às engenharias. Nesta palestra será abordado o modelo de Bolonha, elaborada em 1999; o modelo Francês, o modelo da Universidade de Maastricht (Holanda) e o modelo da Universidade de Allborg (Dinamarca).

Eng. Mec. LUCIANO GRANDO: Consultor Sênior. Engenheiro Mecânico pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Pós-graduação pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Diretor técnico da empresa Grando Engenharia, empresa de consultoria técnica especializada em elevadores e escadas rolantes. Engenheiro de projeto e desenvolvimento de produto, instalação e assistência técnica de elevadores e escadas rolantes. Responsável técnico pela instalação e manutenção de mais de 4.000 equipamentos, entre elevadores, escadas rolantes, pontes de embarque e plataformas elevatórias. Autor de diversos artigos técnicos inerentes ao ramo de elevadores, com publicações em sites e revistas especializadas. Presidente da ABEMEC-RS (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Sessão Rio Grande do Sul). Membro da comissão de estudos de elevadores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Consultor, palestrante e conferencista especializado em elevadores, escadas rolantes e equipamentos de transporte vertical. Perito especializado em equipamentos de transporte vertical, atuando como perito do Juiz e perito assistente em diversos processos cíveis e trabalhistas e também em perícias de acidentes em equipamentos.

* RESUMO DA PALESTRA - Nessa palestra será feito uma abordagem técnica das condições de segurança referentes às atividades de Manutenção e Instalação de Elevadores de Passageiros e Escadas Rolantes, especificamente as questões relacionadas com a existência ou não de periculosidade devido a energia elétrica no desenvolvimento das atividades do pessoal técnico das empresas de Manutenção e Instalação de Elevadores de Passageiros e Escadas Rolantes (técnicos de Manutenção ou Instalação). Será apresentado uma análise dos equipamentos ELEVADORES ELÉTRICOS DE PASSAGEIROS e ESCADAS ROLANTES, com base em normas técnicas da ABNT e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, tendo embasamento e análise de engenheiros especialistas em suas áreas de atuação.